quarta-feira, 25 de outubro de 2017

2º ZUMBI VIVE EM MIM

Uma iniciativa pela valorização da memória ancestral Indígena e Africana que são professadas nas Comunidades Tradicionais de Terreiro da Cidade de Três Rios – RJ. 

CARTAZ PARA DIVULGAÇÃO

A proposta das atividades em comemoração ao dia da Consciência Negra é combater a prática de se apresentar as crenças e os costumes do povo negro como algo "do não humano e do não cultural, como se o “outro”, o “estranho” ou o “exótico” fôssemos nós – 51% da população desse país!" como diz Ana Cláudia Mielke,  jornalista e integrante da Coordenação Executiva do Intervozes.

 PROGRAMAÇÃO
7h 30min às 8h - Chegada dos participantes
08h – Cortejo (Comunidade de Terreiro de Três Rios e Região)
09h – Café da manhã
09h 30min - Roda de Conversa:
  • Lideres religiosos da Umbanda, Candomblé e Jurema Sagrada
  • Homenagem e Premiação Canal Jurema Sagrada (Jorge Caravana, in memoriam e Mãe Glória)
10h 20min - Palestrante convidado do Rio de Janeiro – Xamanista e Terapeuta Xamânico Hugo Acauã (Diretor do Panela de Barro – Instituto Étnico Cultural e Ambiental, Conselheiro COMDEDINE – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, Pesquisador das Culturas Indígenas e das Psicofilosofias Xamânicas – Tolteca, Kahuna e Tupi Guarani).
          Contato da Cultura Indígena com a Cultura Africana no Brasil.
11h – Debate
11h 20min – Ritual público em Homenagem a Memória de Zumbi e dos ancestrais africanos e indígenas
12h – Cânticos Sagrados dos segmentos religiosos, reverenciando a ancestralidade indígena, africana e uma Roda de Capoeira representando a luta da resistência ancestral.

Nesse ano de 2017 teremos também a homenagem do "Prêmio É Pau Guiné" homenageando dois Sacerdotes de nossa Cidade, Pai Jorge Caravana (In Memoriam) e Mãe Glória do Cantagalo. 
PRÊMIO É PAU GUINÉ

PARCERIAS
         Prefeitura Municipal de Três Rios, através da Secretaria de Cultura e Turismo
         Canal da Jurema Sagrada
         Panela de Barro – Instituto Étnico Cultural e Ambiental
         Cine e Rock – Rio de Janeiro

Para mais informações falar com Eric Assumpção ou Doga Bressan:                                             (24) 98132-3339 / (24) 99200-8010 (whatsapp)
 (24) 2251-5590 

Nenhum comentário:

Postar um comentário